Últimas Notícias
Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Arcanjos: sinal da presença divina

santosArcanjosA palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”, designando a importância da sua missão. O primeiro deles é Miguel, cujo nome, do hebraico, significa “Quem como Deus”. Ele nos traz a mensagem da unicidade de Deus contra o orgulho do dragão, revelando, por outro lado, ao homem sua verdadeira dignidade, que não é ameaçada pelo esplendor de Deus, mas que consiste exatamente em refleti-la ao mundo. No Antigo Testamento, o profeta Daniel chama São Miguel de príncipe protetor dos judeus. Ele é o príncipe da milícia celeste, guerreiro e protetor não somente de cada fiel, mas de toda a santa Igreja contra os inimigos terrenos e infernais. Vemos esta sua luta descrita no livro do Apocalipse: “Houve então um combate no céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no céu (Ap 12, 7-8). O vencedor do mal é nosso aliado na luta quotidiana contra as forças malignas e também guia da alma no momento decisivo da morte.

“Gabriel” significa “Força de Deus” ou “Deus é a minha proteção”. Seu nome é citado duas vezes nas profecias de Daniel. Ele é o mensageiro por excelência, foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, ainda mais, o maior de todos os anúncios: o nascimento de Jesus à Virgem Maria. Foi ele quem escutou o “Fiat” de Maria, a partir do qual o Verbo divino se fez carne. Tendo anunciado a Maria e a humildes pastores o grande mistério de Deus que se faz homem, até hoje esse Arcanjo nos fala do desejo de Deus de encontrar também em nossa vida e no nosso coração um espaço para acolher os “anúncios” divinos para cada um de nós.

Por fim, temos São Rafael, cujo nome significa “Deus curou” ou “Medicina de Deus”. Ele aparece no Antigo Testamento no livro de Tobit. São inúmeras as feridas de que padece a humanidade, sobretudo a doença da cegueira, que impede o homem de enxergar o próprio Deus, que de tantas maneiras deseja revelar-lhe o Seu fiel amor.

Embora hoje em dia não se preste a devida e necessária atenção a essa devoção, ela se faz ainda mais urgente, pois vivemos em um tempo onde se perdeu o sentido do sagrado, do espiritual e do divino, sendo também resposta providencial de Deus às necessidades da humanidade. Os anjos são, dessa forma, um sinal da presença de Deus, de seu cuidado atento e constante. Estando diante de Deus, tão próximos a Ele, podem nos revelar Seu querer, Seus pensamentos, na medida em que essa mensagem nos auxilie em nosso caminho de santidade.

Deixemo-nos guiar por esses instrumentos de Deus na nossa vida, pois como afirmava São João Paulo II, “os anjos existem, são enviados pela Divina Providência, para que nos ajudem a alcançar a santidade de vida”.

São Gabriel com Maria, São Rafael com Tobias, São Miguel e todas as hierarquias, abri para nós estas vias!

arcanjos2

Dia 29 de setembro Festa dos Arcanjos. Vamos rezar?

Oração a São Gabriel Arcanjo

Vós, Anjo da encarnação, mensageiro fiel de Deus, abri os nossos ouvidos para que possam captar até as mais suaves sugestões e apelos de graça emanados do coração amabilíssimo de Nosso Senhor. Nós vos pedimos que fiqueis sempre junto de nós para que, compreendendo bem a Palavra de Deus e suas inspirações, saibamos obedecer-lhe, cumprindo docilmente aquilo que Deus quer de nós. Fazei que estejamos sempre disponíveis e vigilantes. Que o Senhor, quando vier, não nos encontre dormindo!

Oração a São Rafael Arcanjo

Glorioso Arcanjo Rafael, que vos dignastes tomar a aparência de um simples viajante, para vos fazer o protetor do jovem Tobias.

Ensinai-nos a viver sobrenaturalmente, elevando sem cessar nossas almas, acima das coisas terrestres. Vinde em nosso socorro no momento das tentações e ajudai-nos a afastar de nossas almas e de nossos trabalhos todas as influências do inferno. Ensinai-nos a viver neste espírito de fé, que sabe reconhecer a misericórdia Divina em todas as provações, e as utilizar para a salvação de nossas almas. Obtende-nos a graça de inteira conformidade à vontade divina: seja que ela nos conceda a cura dos nossos males, ou que recuse o que lhe pedimos.

São Rafael, guia, protetor e companheiro de Tobias, dirigi-nos no caminho da salvação, preservai-nos de todo perigo e conduzi-nos ao Céu. Assim seja.

Oração a São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, defendei-nos com o vosso escudo contra as armadilhas e ciladas do demônio. Deus o submeta, instantemente o pedimos; e vós, Príncipe da milícia celeste, pelo divino poder, precipitai no inferno a Satanás e aos outros espíritos malignos que andam pelo mundo procurando perder as almas. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.